Parto Humanizado

Plano de Parto

O plano de parto é um documento escrito, de caráter legal, que consta aquilo que você deseja que aconteça e que não aconteça no seu parto. É uma ferramenta que te auxilia na comunicação com os profissionais de saúde que irão assisti-la, levando em conta os seus valores, expectativas e necessidades pessoais, de modo a evitar intervenções indesejadas.

Além disso, esse documento oferece a oportunidade de você entrar em contato com os diversos procedimentos obstétricos e assim, buscar informações mais aprofundadas e dialogar de antemão com a equipe que irá prestar a assistência.  

O Plano de Parto então confere a você uma melhor preparação para o parto, diminuindo o medo graças à informação e comunicação; promovendo um processo de reflexão e tomada de decisão. É um documento que traz benefícios e influencia positivamente no parto e no seu desfecho, para a mãe e para o bebê.   

É preciso levar em consideração que o trabalho de parto é algo imprevisível e dinâmico, portanto as coisas podem não sair 100% de acordo com o planejado. 

Esta é uma forma muito eficaz de se obter melhoria na qualidade da atenção à saúde materno-infantil, pois é uma via que potencializa os cuidados humanizados à mulher e ao recém-nascido.

Avatar

Graduanda em Engenharia de Alimentos pela UFG, Doula e Educadora Perinatal com perspectiva cristã.

Leave a Reply